quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Melhor Ravioli de Frango

Esse sem dúvida é um dos meus pratos favoritos, primeiro porque tem um valor sentimental que me faz lembrar minha avó e segundo porque é bom demais!!!
Outra coisa que deixa esse prato muito especial é que é uma receita de família, feita pela minha avó italiana e que eu aprimorei algumas coisas para que seu sabor ficasse ainda melhor. Tenho certeza que se minha avó ainda estivesse viva, ela estaria orgulhosa de saber que eu continuarei a passar sua receita para meus filhos, netos, etc :)
Este prato só fica realmente delicioso se for feito com a carne e os ovos de galinhas caipira, pois a massa e o caldo ficam com um sabor delicioso. 
Já vou avisando que não é um prato simples de ser feito, pois depende de bastante tempo disponível e habilidade para fazer os raviolis.
Na minha casa criamos galinhas, então fazemos todo o processo de matar, depenar e limpar o animal antes de começar o preparo do prato. Mas vocês podem comprar de alguem que já venda frangos inteiros caipiras ou orgânicos que já estejam limpos e prontos para o preparo. Eu aconselho comprar um frango bem grande para um almoço de 5 à 6 pessoas ou 2 de pequeno porte. 


O preparo deve começar no dia anterior, marinando o frango cortado em pedaços grandes do seguinte modo:
Coloque-o numa vasilha grande e tempere com cheiro verde à gosto, sal, um pouco de vinagre, cebola picada e alho amassado. Cubra com um pouco de água e deixe descansar até o outro dia.
Feito isso colocar o frango numa panela bem grande cobrir com bastante água, colocar 1 cebola, 1 alho poró (parte branca), 1/2 cabeça de alho sem esmagar, 1 bouquet garni.
Cozinhe por uma meia hora, retire os pedaços de frango e separe a carne dos ossos. Volte os ossos na panela para continuar apurando o caldo por mais alguns minutos, enquanto você desfia a carne. Desligue o fogo e coe o caldo, descartando o que ficar na peneira. Tempere o frango desfiado com:
  • Cheiro verde
  • Pimenta do reino
  • Noz moscada
  • Um pouco de farinha de rosca
  • Queijo parmesão
  • Um pouco do caldo do cozimento
  • E por ultimo ajuste o sal
Reserve o frango temperado e o caldo.
Comece a fazer a massa fresca:
  • 6 ovos
  • 500~600g de farinha de trigo
Quebre os ovos em uma tijela e vá juntando trigo até dar o ponto, amasse até conseguir uma massa macia e lisa. Polvilhe com trigo e enrole em PVC. Leve na geladeira por 20 minutos antes de abrir.
Estique as massa até o número 6 da máquina de macarrão e recheie com o frango, coloque outra massa de mesmo tamanho por cima e com uma carretilha corte os raviolis do tamanho que desejar.
Deixe os raviolis pronto em uma superfície bem enfarinhada. Coloque o caldo do frango para esquentar e uma panela de água sem sal para ferver.
Coloque primeiro seu ravioli na água fervente para sair o excesso de trigo e depois coloque-os para cozinhar na panela do caldo até ficarem al dente.
Depois de pronto coloque no prato alguns raviolis e um pouco do caldo, sirva com parmesão ralado e uma bela taça de vinho seco.

Sabe aquele gostinho de comida caipira, aquela que só sua avó consegue fazer? Se você fizer este prato na tua casa, saberá o que eu estou falando.

:)










Um comentário: