quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ragu de Carne com Spaghetti

Este é um clássico italiano, ou seja, aquele prato da mama que ninguém resiste ao cheiro quando está sendo preparado e antes mesmo de ficar pronto você belisca o molho com pedaços de pão com a desculpa que é  para provar se está bom mesmo :P
Eu testei várias receitas de cheffs famosos e não gostei de nenhuma, então resolvi fazer a própria receita e deu muito certo. Foi um ajuste de várias coisas que me agradou e algumas dicas que eu perguntei para pessoas que faziam esse prato. Então consegui elaborar essa receita do meu modo particular.
Espero muito que gostem!


Ingredientes (p/ 4 pessoas):
  • 750g de capa de filé
  • 2kg de tomates italiano fresco
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho 
  • 1/2 cenoura
  • 1 bouquet garni: 1/2 talo de salsão, 1 folha de louro, 3 ramos de tomilho e 3 ramos de salsa
  • 1/2 taça de vinho tinto seco
  • Sal e pimenta do reino
  • 400 g ded Spaghetti
Limpar bem a capa de filé e temperar com sal e bastante pimenta do reino. Deixe repousar alguns minutos enquanto você corta os legumes e retira a pele dos tomates. Para retirar a pele você deve fazer um corte em X na parte de baixo do tomate e colocá-lo na água fervente por uns 30~40s. Retirar e colocar na água gelada. Retire então a pele e as sementes, pique bem o tomate e salgue com pouco sal porque a carne já terá sal. Deixe o tomate repousando enquanto você prepara a carne.
Não pique a carne, ela deve ser cozida por inteiro. Frite ela em azeite dentro da panela de pressão, depois de frita coloque a cebola picada, o alho fatiado e a cenoura SEM picar, ela deve ser colocada inteira, pois no fim do processo você retira ela. Refogue bem e junte meia taça de vinho tinto seco, raspe com uma espátula de plástico ou de madeira o fundo da panela para que os sabores se desprendam. Deixe o vinho reduzir e junte os tomates e o bouquet garni. Tampe e deixe cozinhando por 1 hora. Após passado o tempo retire os pedaços de carne e desfie em uma tábua, depois volte tudo para a panela. Descarte a cenoura e o bouquet do caldo. Junte um punhado de parmesão ao molho cozinhe por 1 minuto e desligue o fogo. Acerte o sal se necessário.
Faltando 15 minutos pro molho ficar pronto, comece a esquentar a água do macarrão e cozinhe o spaghetti em água com sal e azeite.
Depois de tudo pronto escorra o macarrão e misture metade do seu moho com o spaghetti, divida em 4 pratos e finalize com o restante do molho por cima. Regue com azeite, polvilhe parmesão ralado e salsa picada!

Delicioso!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário